Evento contou com palestra da Secretaria de Saúde Pública e demonstração de produtos de beleza
A Secretaria de Estado de Justiça (Seju), realizou nesta terça-feira, 07, em Belém, evento alusivo à campanha nacional do Outubro Rosa, dedicada à prevenção aos cânceres de mama e colo do útero. A programação incluiu palestra com profissional da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e demonstração de produtos de beleza.
A ação, organizada pela Coordenadoria de Monitoramento de Direitos Violados (CMDV) da Seju, teve o objetivo de informar e reforçar aos servidores sobre a importância dos cuidados com a saúde e autoestima das mulheres, integrando um estilo de prevenção contínua contra o câncer e outras doenças.

A coordenadora da CMDV, Shirley Alves, agradeceu a presença dos participantes e compartilhou a própria experiência no tratamento pela saúde. “A ideia é que cada pessoa aqui seja um agente multiplicador de informações e, aqui na Seju, que possamos nos apoiar nessa e em outras causas para saúde e bem estar geral”, pontuou.
Enfermeira com atuação na Coordenação Estadual de Oncologia da Sespa, Michele Monteiro Sousa conversou com o público sobre saúde feminina, destacando que, segundo pesquisa recente, uma em cada oito mulheres apresenta alto risco de desenvolver câncer de mama. Destacou que fatores como alimentação, nutrição, espiritualidade e atividades físicas têm influência na prevenção e no tratamento da doença. “É importante que as mulheres não apenas tenham acesso à informação, mas também adotem um estilo de vida mais saudável, um compromisso”, reiterou.
Escutar o corpo - ao final do encontro, o secretário de Justiça, Evandro Garla, conversou com os participantes sobre a própria experiência durante um tratamento oncológico e ressaltou a necessidade da prevenção. “A doença pode não apresentar sintoma aparente e é justamente em exames de rotina, por exemplo, que o médico pode notar algo estranho. Prevenir não é somente não ter a doença, mas evitar que ela piore. Nessas horas, é fundamental ter uma rede de apoio positivo, que dê ânimo”, afirmou.
Acompanhado da coordenadora Shirley, o secretário lembrou ainda da importância de cada pessoa não negligenciar os fatores de riscos à saúde durante o cotidiano. “É preciso escutar o corpo, entender os sinais e buscar ajuda. A vida de cada um é importante demais para amigos e família. Mas, antes disso, precisa ser mais importante para você”.