Posto de atendimento humanizado no aeroporto inclui acolhimento, suporte linguístico e encaminhamento às redes de apoio
A Secretaria de Estado de Justiça (Seju), durante o período da COP30, realiza atendimento em horário especial a pessoas migrantes e refugiadas em Belém. No período de 10 a 21 de novembro, o Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM), no Aeroporto Internacional da capital, funciona de 9h às 19h, oferecendo orientação e acolhimento a pessoas que buscam moradia no Brasil, além de prevenção contra o tráfico de pessoas.
De acordo com Renata Hage, diretora de Justiça da Seju, o funcionamento do Posto durante a COP30 foi elaborado para responder ao grande fluxo de pessoas esperado ao longo do evento. “Como o espaço é localizado em um ponto estratégico de circulação de visitantes, a equipe da Seju pode atuar na escuta qualificada desse público, inclusive identificando situações de vulnerabilidade para encaminhar à rede de apoio”, explica.
O fluxo de atendimento do posto começa pelo acolhimento e avaliação das necessidades; suporte linguístico, se necessário; registro de dados; orientação sobre direitos, deveres e serviços públicos; e encaminhamento às redes de saúde, assistência social, documentação ou proteção.

A estudante Melanie Mpaka Buba, natural da República do Congo, procurou o espaço e recebeu orientação sobre os procedimentos para atualizar sua documentação. Moradora no Brasil há oito anos, ela elogiou o serviço disponibilizado. “Nem sempre é fácil encontrar as informações que precisamos, mas agora tem esse posto como referência, então facilita muito o acesso aos migrantes” , avalia.
As estratégias da Seju no atendimento humanizado a migrantes, solicitantes de refúgio, refugiados e apátridas foram desenvolvidas em capacitações técnicas em migração, refúgio e combate ao tráfico de pessoas, realizadas em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e a Organização Internacional para as Migrações (OIM).
Serviço - O Posto de Atendimento Humanizado ao Migrante, durante a COP 30 funciona no Aeroporto Internacional de Belém, das 9h às 19h. Nos dias 15 e 16 de novembro, a equipe vai ao local se for notificada.