Seju apresenta pesquisas sobre cidadania no Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais
Com informações de Ellen Torres, assistente social da Seju
A Secretaria de Estado de Justiça (Seju) participou do 18º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS), realizado de 3 a 7 de dezembro, em Salvador, Bahia. Durante o evento, assistentes sociais do órgão apresentaram artigos científicos e publicações sobre políticas e serviços ofertados no estado e que serão incluídos nos anais do Congresso, colaborando com conhecimento técnico e crítico na construção de políticas públicas mais humanas e efetivas.
A Seju participou do congresso com duas pesquisas que refletem sua atuação junto às populações atendidas.
A primeira, “Desafios para acessar as políticas públicas frente à negação à cidadania”, de Simone Costa, Ellen Torres, Jeanete Gomes e Douglas Pessoa, analisa as dificuldades enfrentadas pela população para acessar serviços de cidadania e aponta caminhos para fortalecer a garantia de direitos por meio da atuação da Secretaria.
Já a segunda pesquisa, “Atuação do(a) assistente social no atendimento a refugiados e migrantes em Belém”, de Carlos Matheus, Odilene Mota, Flávia Mote e Silvana Brito, discute o atendimento ao referido público, destacando a importância da qualificação das ações da Seju na área.
Além disso, teve também o lançamento do livro “Direitos Humanos em Cena”, obra produzida na Secretaria entre 2016 e 2018, reunindo relatos de experiências que evidenciam a atuação cotidiana, os desafios e as práticas de defesa dos direitos humanos no Pará, reforçando a memória institucional e a importância desse trabalho.
De acordo com Ellen Torres, assistente social da Seju, a apresentação das pesquisas no evento é “reafirmar a importância do acesso às políticas públicas como base da cidadania. O trabalho foi elaborado a partir da análise dos caminhos percorridos pela população para acessar serviços essenciais, identificando dificuldades, desigualdades e possibilidades de fortalecimento da garantia de direitos, reforçando nosso compromisso com a defesa dos direitos humanos e com a ampliação do acesso às políticas públicas para toda a população.”